top of page
  • Foto do escritorMurilo Sardinha

Os dois líderes da OVL do KLA são presos pelas Forças Especiais, e depois?

Sexta-feira foi incomum para a Organização de Veteranos de Guerra do KLA porque em seus escritórios havia dezenas de investigadores do Tribunal Especial conduzindo buscas que foram seguidas pela prisão de dois chefes da instituição.


Inicialmente, nas primeiras horas da tarde, o presidente da OVL do KLA, Hysni Gucati, foi detido dentro dos escritórios da instituição, escreve lajmi.net.


Gucati foi retirado de seu escritório algemado por várias forças policiais da Eulex.


O motivo da prisão do líder veterano ainda não é conhecido, mas o Tribunal Especial iniciou as primeiras prisões de indiciados por crimes de guerra desde ontem.


De acordo com os primeiros relatos da mídia local, a operação de hoje contra esta instituição está relacionada à publicação de arquivos que vazaram do Juizado Especial e caíram nas mãos da OVL.


O partido de Fatmir Limaj reagiu após as prisões de hoje https://socialconi.weebly.com/ por Investigadores Especiais.


A Iniciativa Social-democrata por meio de reacção afirma que tem acompanhado com preocupação os actuais desenvolvimentos na sede da OVL do KLA e manifesta o seu desacordo quanto à forma de tratamento dos dirigentes da OVL-KLA na sua sede.


“Desde o fim da guerra, os membros do KLA responderam ao sistema de justiça sem hesitação, começando pelos tribunais UNMIK, Hague e EULEX. Portanto, ninguém tem motivos para mudar seu comportamento em relação aos membros do Exército de Libertação do Kosovo. Também é preocupante que na acusação tornada pública pelo Ministério Público das Câmaras Especializadas, o Ministério Público tenha deixado o mandato e o compromisso de que o objeto da investigação será apenas indivíduos por suas alegadas ações criminais e não o KLA ”, diz a reação.


“Na verdade, pelo que vimos na acusação tornada pública, este Ministério está investigando, descrevendo o KLA como uma empresa criminosa. Tal designação é ofensiva para o povo do Kosovo e, além disso, está fora do mandato das Câmaras Especializadas votadas pela Assembleia do Kosovo. "O KLA foi, é e sempre será o exército de libertação de seu povo e não uma empresa criminosa", disse Nisma.


Esta é a resposta completa sem interferência:


COMUNICAÇÃO DA INICIATIVA SOCIAL DEMOCRÁTICA

A Iniciativa Social-democrata tem acompanhado os desenvolvimentos de hoje na sede OVL do KLA com preocupação e expressa o seu desacordo com a forma como os líderes OVL-KLA são tratados na sua sede.

Desde o fim da guerra, os membros do KLA responderam ao sistema de justiça sem hesitação, começando pelos tribunais UNMIK, Hague e EULEX. Portanto, ninguém tem motivos para mudar seu comportamento em relação aos membros do Exército de Libertação do Kosovo.

É também preocupante que na acusação tornada pública pelo Ministério Público das Câmaras Especializadas, o Ministério https://newsbomba.tumblr.com/ Público tenha se afastado do seu mandato e do seu compromisso de que o objeto da investigação será apenas a pessoa física por suas alegadas ações criminais e não o KLA.

Na verdade, pelo que vimos na acusação tornada pública, este Ministério Público está investigando classificando o KLA como empresa criminosa.

Tal designação é ofensiva para o povo do Kosovo e, além disso, está fora do mandato das Câmaras Especializadas votadas pela Assembleia do Kosovo.

O KLA foi, é e sempre será o exército de libertação de seu povo e não uma empresa criminosa.


O Primeiro-Ministro do Kosovo, Avdullah Hoti, acompanhado pelo Coordenador Estatal do Diálogo, Skënder Hyseni, recebeu hoje em reunião os embaixadores dos países QUINT, juntamente com o Chefe do Gabinete da UE no Kosovo, Tomas Szunyog, com quem discorreu sobre a atual situação política e econômica do país, bem como sobre o combate à COVID-19.


O primeiro-ministro Hoti sublinhou que o processo de diálogo entre o Kosovo e a Sérvia deve ser concluído com um acordo abrangente e juridicamente vinculativo, que termine com o reconhecimento mútuo entre os dois países.


Informou também sobre a assinatura do acordo para a normalização das relações económicas entre a República do Kosovo e a da Sérvia, que decorreu a 4 de setembro na Casa Branca, onde o qualificou como um acordo histórico com resultados concretos.


Além disso, o primeiro-ministro Hoti anunciou que a Lei de Recuperação Econômica ainda precisa ser votada pelos deputados da Assembleia de Kosovo, que ele considera como a maior contribuição que poderia ser feita aos cidadãos e empresas do país.


Nesta ocasião, o Primeiro-Ministro Hoti elogiou vivamente o papel da QUINT e dos Estados da UE, pelo apoio contínuo que têm dado ao Estado do Kosovo, em todas as fases de desenvolvimento e construção do Estado.


Este é o aviso completo sem interferência:


O Primeiro-Ministro da República do Kosovo, Avdullah Hoti, acompanhado pelo Coordenador Estatal para o Diálogo, Skënder Hyseni, recebeu hoje os embaixadores dos países QUINT, juntamente com o Chefe https://sortezuk.blogspot.com/ do Gabinete da UE no Kosovo / Representante Especial da UE em Prishtina, Sr. Thomas Szunyog, com quem conversou sobre a atual situação política e econômica do país, bem como a luta contra o COVID-19.


O Primeiro-Ministro Hoti informou os participantes sobre o empenho do Governo do Kosovo no processo de diálogo entre a República do Kosovo e a Sérvia, onde frisou que este processo deve ser concluído com um acordo abrangente e juridicamente vinculativo, que culmina com o reconhecimento mútuo entre os dois países. Informou também sobre a assinatura do acordo para a normalização das relações económicas entre a República do Kosovo e a da Sérvia, que decorreu a 4 de setembro na Casa Branca, onde o qualificou como um acordo histórico com resultados concretos.


Além disso, o primeiro-ministro Hoti informou os embaixadores sobre as medidas que estão sendo tomadas pelo Governo de Kosovo na luta contra a pandemia COVID-19, bem como o compromisso com a situação econômica, onde ele disse que a Lei de Recuperação Econômica continua a ser votada pelos deputados da Assembleia de Kosovo. que considerou como a maior contribuição que poderia ser dada aos cidadãos e às empresas do país.


Nesta ocasião, o Primeiro-Ministro Hoti elogiou vivamente o papel da QUINT e dos Estados da UE, pelo apoio contínuo que têm dado ao Estado do Kosovo, em todas as fases de desenvolvimento e construção do Estado.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Rede funciona por KEDS, faltas de energia são anunciadas

Motivo: Obras necessárias para segurança do sistema Anúncios da KEDS para trabalhos em rede 26.09.2020 Pristina 1. Em SS 220 / 10kV Drenas será interrompido: NS 10 / 0,4kV Sankovci em Xhoshët (Código:

bottom of page